Arkham Wiki
Advertisement
Arkham Wiki


Arkhamlogo

ALERTA DE SEGURANÇA

Para esta wiki ser mais informativa, os artigos a seguir contém spoilers, ou seja, leia por sua conta própria e riscos.

Sr. Frio
Informações Biográficas
Nome Verdadeiro Dr. Victor Fries
Ocupação Criminoso profissional
Fica em Gotham City
Afiliações Nora Fries
Batman
Ferris Boyle (antigamente)
Pinguim (antigamente)
Descrição Física
Cor dos Cabelos Nenhum
Cor dos Olhos Azuis
Altura 1,83 m
Peso 86 kg
Informações de Jogo
Aparece em Cold, Cold Heart
Arkham City Exclusive Digital
Caos em Arkham City
Batman: Arkham City
Batman: Arkham Underworld
Batman: Arkham Knight
Dublador Maurice LaMarche (em inglês)
Ronaldo Júlio (em português)
Primeira Aparição Batman nº 121
(fevereiro/1959)
Eu te amo, Nora.
— Victor para Nora em seus momentos finais

Victor Fries era um brilhante criogenista, cuja amada esposa, Nora, foi afligida por uma doença degenerativa fatal. Ele a colocou em animação suspensa enquanto procurava obsessivamente por uma cura. Mas a corporação que mantinha sua pesquisa, e a vida de Nora, desativou seus experimentos, provocando um acidente que transformou o corpo de Fries em uma forma de vida de sangue frio que deve sempre ser mantida abaixo de zero grau. Em temperatura ambiente, ele morre. Portanto várias armas congelantes, ele usa uma armadura protetora na busca de reviver a esposa e vingar seu destino, pelo qual ele, em parte, responsabiliza o Batman.

Relatório de incidentes[]

Antes de Cold, Cold Heart[]

Victor Fries começou a se interessar por criogênicos ainda jovem. Quando criança, ele congelou mais de uma dúzia dos animais de estimação de seus vizinhos, na tentativa de curá-los de suas doenças, e pretendia reviver todos eles mais tarde. Quando ele foi pego, Fries foi enviado para o reformatório e foi deserdado por seus pais.

Fries provou ser mais do que apenas um delinquente. Ele se dedicou à escola estudando biologia e química. Ele transformou o fascínio de sua infância pela criogenia em uma carreira estelar. Victor iniciou uma carreira na divisão de criogenia da GothCorp, tornando-se um dos seus principais pesquisadores. Mais tarde, ele conheceu uma mulher chamada Nora, por quem se apaixonou e depois se casou.

Quando Nora foi diagnosticada com uma doença degenerativa - Doença de Huntington - que a deixava com pouquíssimo tempo de vida, Victor a colocou em estado de congelamento para adquirir o tempo necessário para desenvolver uma cura para sua amada esposa. Ferris Boyle, chefe de Victor, abordou Fries e fez um acordo: Fries criaria tecnologia criogênica (principalmente armas) para a GothCorp e, em troca, Boyle dedicaria recursos da empresa para encontrar uma cura para Nora. No entanto, mesmo enquanto Victor mantinha seu fim do acordo, Boyle continuava se prendendo ao dele. Victor finalmente percebeu que Boyle estava mais interessado em como ele colocou Nora em estado de criogenia, o que o fez esquecer o acordo, e decidiu fazer a pesquisa ele mesmo.

Em resposta, Boyle e dois guardas atacaram Fries em seu laboratório e sequestraram Nora. Na luta, Boyle derrubou um crio-canhão, que congelou um dos guardas e atingiu um grande recipiente de produtos químicos criogênicos. A mudança repentina de pressão fez com que o recipiente explodisse e liberou uma pluma de produtos químicos que cobriram Victor e a guarda restante. Boyle conseguiu escapar da pluma e fugiu do laboratório. O guarda tentou fugir também, mas ao deixar o laboratório super-resfriado, sofreu insolação e morreu na porta.

Victor testemunhou a morte do guarda e percebeu que o produto químico ao qual havia sido exposto alterara seu metabolismo e, como resultado, teria que manter a temperatura do corpo abaixo de zero para sobreviver. Dentro do laboratório, Victor construiu um traje improvisado com peças de outros protótipos para sobreviver, permitindo que ele vivesse em temperaturas abaixo de zero sempre.

Fries eventualmente fez um acordo com Pinguim, ele teria seus homens em troca de armas criogênicas para sua gangue. Entre a gangue de Cobblepot, Fries ganhou o apelido de "Sr. Frio", e foi até onde Ferries estava para buscar sua vingança.

Incidente de Cold, Cold Heart[]

Fries chegou com o capangas do Pinguim, atacando civis na Mansão Wayne, durante a premiação de Ação Humanitária do Ano na véspera de Ano Novo, e exigiu que Ferris Boyle fosse trago até ele. Enquanto Batman foi capaz de manter Ferris seguro pela maior parte do tempo. No entanto ao se encontrarem, o Sr. Frio foi capaz de congelar e sequestrar Boyle, escapando da Mansão Wayne. Batman o seguiu e descobriu ao longo do caminho que Frio havia equipado alguns dos homens do Pinguim com armas criogênicas, descobrindo do acordo entre Cobblepot e ele. Uma vez na GothCorp, o acordo começou a dar errado. O Pinguim acreditava que Fries estava escondendo algo dele devido à recusa de Victor em permitir que ele entrasse em uma certa seção do laboratório (na realidade, era uma câmara que abrigava Nora). Nesse momento, Batman chegou para ver um tiroteio entre Pinguim, seus capangas e Frio. Batman caiu e pegou os dois atiradores, e enquanto os capangas do Pinguim estavam distraídos, Frio congelou todos eles, retomou Boyle e criou uma parede de gelo atrás dele, embora não antes de dizer ao vigilante que suas ameaças não significavam nada para alguém que "perdeu tudo". Batman não apenas exigiu seu Traje AE (Bat-Traje para Ambientes Extremos), mas também uma furadora criogênica para romper a parede de gelo. A furadora também precisava de um líquido de refrigeração desenvolvido por Victor Fries. No laboratório abandonado, Batman finalmente descobriu a verdade sobre a transformação do Sr. Frio, e encontrou o líquido de arrefecimento que era a mesma substância que ele usou em seu traje.

Batman retornou ao GothCorp com a furadora criogênica e conseguiu acessar a câmara depois que ele rompeu a parede de gelo. Após Batman lutar com capangas do Pinguim e sobrecarregar os geradores criogênicos, ele e Frio começaram uma batalha pelo laboratório. A armadura improvisada de Fries era muito forte para o Batman danificar convencionalmente, mas ele foi capaz de encontrar várias maneiras de machucá-lo e desativar o tanque de propulsão em seu traje. A briga foi interrompida por um alerta que indicava que a cápsula de Nora começou a falhar. Freeze congelou rapidamente a sala antes de retornar a Nora, a fim de resolver o problema, e Batman foi capaz de atacá-lo por baixo, assim como ele ativou suas luvas térmicas para quebrar sua cúpula que os separavam e derrubá-lo.

No entanto, como ele incapacitou Frio, Boyle se libertou e usou os canos rompidos na sala para congelar Batman, que empurrou Victor para fora de seu caminho. Ferris então tirou uma parte do traje de Freeze e começou a espancá-lo até a morte com o cano, enquanto ele se vangloriava cruelmente de poder ver Nora morrer primeiro e depois ele. Batman conseguiu se libertar, no entanto, bateu Ferris com dois socos e disse ao Diretor Executivo para "ficar sentado". Ele administrou o refrigeramento em Frio e consertou a cápsula de Nora e, assim, salvando sua vida. Batman disse a Victor que, embora ele não pudesse lhe dar paz, ele poderia lhe dar justiça. O DPGC pegou Victor e, por causa de sua condição, eles não o colocaram na Prisão de Blackgate. Em vez disso, o colocaram no Asilo Arkham logo quando ele reabriu, e Nora foi enviada para as Wayne Enterprises.

Incidente de Ataque ao Arkham[]

A arma criogênica do Sr. Frio foi encontrada na seção de armazenamento de prisioneiros do Asilo Arkham por Nevasca e Tubarão Rei. Nevasca tentou usar a arma para matar Batman, mas ela falhou. Não se sabia quando Frio havia construído essa versão da arma, pois era uma versão mais atual, então assume-se que após o incidente da véspera de Ano Novo, ele tenha fugido, feito uma nova arma criogênica, e sido pego novamente por Batman.

Incidente de The Road to Arkham[]

Algum tempo antes do Coringa controlar o Asilo Arkham Asylum, Frio escapou de sua cela e fugiu da Ilha Arkham. Exatamente como e quando ele fez isso é desconhecido. Outros vilões que escaparam da ilha com Frio antes do caos foram: o Ventríloquo, Pinguim, Homem-Calendário, Mulher-Gato, Máscara Negra, Vagalume, Charada, Grande Tubarão Branco, Caça-Ratos, Tweedledum e Tweedledee, Humpty Dumpty e Maxie Zeus.

Entre Arkham Asylum e Arkham City[]

Incidente de Arkham City[]

Depois de Arkham City[]

Antes de Arkham Knight[]

Incidente de Arkham Knight[]

Aparência[]

Personalidade[]

Fries é descrito como um cientista brilhante e muito inteligente, tendo alto conhecimento em temperatura e criogenia no geral. Ele também é constantemente chamado de egocêntrico e super-protetor em relação a sua esposa moribunda Nora. Fries foi capaz de arriscar tudo e até se tornar um criminoso conhecido em Gotham City para poder salvar a vida de Nora. Quando seu acordo com Boyle deu errado, o mesmo foi atrás de vingança, além de sempre ir atrás do Batman com o mesmo propósito. No entanto, apesar de vingativo, Victor está longe de ser um dos vilões que Batman considera como ruins, ele entende suas motivações e tentou ajudá-lo ao máximo, apesar de Victor sempre ter se isolado e tentando fazer as coisas sozinho.

A inteligência de Victor também vai além do campo da criogenia, já que ele foi mais do que capaz de criar curas para a Doença Titan em menos de uma noite - e usou a mesma para chantagear o Batman.

Quando sua esposa saiu do estado de criogenia e viu o que Victor havia se tornado, ela decidiu que preferiria viver pouco, mas feliz, do que ficar congelada na câmara que Victor fez. Isso não só parou os planos de Vicor, mas também o fez desistir de sua armadura, preferindo morrer em breve ao lado de sua amada do que continuar vivendo sem a mesma.

Perfil psicológico[]

Sr. Frio[]

  • Nome verdadeiro: Victor Fries

Perfil no DPGC[]

  • Victor Fries

Banco de dados do Batman[]

  • Fries

Dr. Penelope Young[]

FUGITIVO!
Perfil psicológico: Outro preso surpreendentemente inteligente. O narcisismo de Fries e os distúrbios anti-sociais são superados apenas por sua intensa fixação em sua falecida esposa Nora. Sua obsessão pela memória de Nora se transformou em uma variedade de comportamentos psicopáticos, agravados por sua egomania narcísica e falta de preocupação com os outros. A condição médica peculiar de Fries - que mantém a temperatura do corpo abaixo de zero e requer uma variedade de precauções complicadas de segurança - apenas favorece suas tendências anti-sociais.
Notas adicionais: Mais um preso aqui no asilo que era médico; certamente um padrão estranho.
O tratamento é difícil devido às temperaturas frias que sou forçado a suportar na presença dele.

Dr. Hugo Strange[]

  • Victor Fries vulgo Sr. Frio

Atributos[]

  • Gênio científico, especializado em criogenia
  • Emprega uma ampla gama de crioarmamentos
  • Seu corpo foi alterado permanentemente para sobreviver em um estado de subcongelamento
  • Usa blindagem protetora e congelante sempre que está longe de um clima abaixo de zero
  • Motivado pelo pesar e raiva quanto ao destino de sua esposa Nora

Equipamentos[]

  • Traje criogênico do Sr. Frio

Armas[]

  • Arma criogênica
  • Armas congelantes
  • Granadas congelantes
  • Drones com visão de calor

Galeria[]

Batman: Arkham Origins[]

Batman: Arkham Asylum[]

Batman: Arkham City[]

Batman: Arkham Knight[]

Links externos[]

Advertisement